Ensinar matemática de forma eficaz e eficiente tem se mostrado como um desafio como constante para a prática docente, na maior parte das vezes os conteúdos de matemática ensinados na escola se apresentam de forma descontextualizada, e muitas vezes, sem significado para os estudantes. Essa situação se mostra evidente diante de perguntas do tipo: “PARA QUE ISSO SERVE?”, “ONDE EU VOU UTILIZAR ISSO?”.
É papel de qualquer educador propiciar atividades que sejam capazes de desenvolver autoconfiança, organização, concentração, atenção, raciocínio lógico, dedutivo e o senso cooperativo estimulando a socialização aumentando as interações do individuo com outras pessoas.
Diante dessa perspectiva os jogos podem desempenhar papel relevante, pois o aluno precisa ser alguém que joga para que, mais tarde, saiba ser alguém que age com conviva sadiamente com regras do jogo da vida.
Além disso, os jogos podem facilitar a aquisição e o desenvolvimento de habilidade e competências de forma lúdica prazerosa para o aluno.
“Uma verdade matemática não é simples nem complicada por si mesma. É uma verdade”
( Emile Lemoine)
Autora: Gisele Paiva Sampaio
Diretora, Coordenadora Pedagógica, Proprietária de Escola de Educação Infantil por mais de 10 anos e Professora Universitária.
Trabalha com o desenvolvimento de projetos na educação infantil relacionados a Contação de História, Artes e Ciências.
Tem por atribuições dar orientação pedagógica ao pais e professoras.
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