Desafios para o docente

Ensinar matemática de forma eficaz e eficiente tem se mostrado como um desafio como constante para a prática docente, na maior parte das vezes os conteúdos de matemática ensinados na escola se apresentam de forma descontextualizada, e muitas vezes, sem significado para os estudantes. Essa situação se mostra evidente diante de perguntas do tipo: “PARA QUE ISSO SERVE?”, “ONDE EU VOU UTILIZAR ISSO?”.

É papel de qualquer educador propiciar atividades que sejam capazes de desenvolver autoconfiança, organização, concentração, atenção, raciocínio lógico, dedutivo e o senso cooperativo estimulando a socialização aumentando as interações do individuo com outras pessoas.

Diante dessa perspectiva os jogos podem desempenhar papel relevante, pois o aluno precisa ser alguém que joga para que, mais tarde, saiba ser alguém que age com conviva sadiamente com regras do jogo da vida.

Além disso, os jogos podem facilitar a aquisição e o desenvolvimento de habilidade e competências de forma lúdica prazerosa para o aluno.

“Uma verdade matemática não é simples nem complicada por si mesma. É uma verdade”

( Emile Lemoine)

 

Autora: Gisele Paiva Sampaio

Diretora, Coordenadora Pedagógica, Proprietária de Escola de Educação Infantil por mais de 10 anos e Professora Universitária.

Trabalha com o desenvolvimento de projetos na educação infantil relacionados a Contação de História, Artes e Ciências.

Tem por atribuições dar orientação  pedagógica ao pais e professoras.

 

 

Contato para  Aulas Particulares de Calculo, Física e Matemática”

(11) 97226-5689  Cel/WhatsApp

(11) 2243-7160  Fixo

email: fabio.ayreon@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *