Site voltado à divulgação científica, aulas e atualidades
Site voltado à divulgação científica, aulas e atualidades

Atualidades XL (2017) – Pós verdade e Fake News

 Reflexão prévia 

Analise os conteúdos das duas charges abaixo. Elas tratam do mesmo assunto? A que cada uma delas se refere? Quais as críticas que podemos identificar em ambas? Elas possuem o mesmo conteúdo crítico? Por quê?

Charge 1 – Papai, agora eu mesma posso ler minhas próprias “fake news” na internet!

 

Charge 2 – “Era uma vez …”

 

(Resumo Atualidades ENEM – Guia do Estudante Abril, publicado em 23 de novembro de 2017)

A era da pós-verdade 

A divulgação de notícias falsas para manipular a opinião pública e reforçar crenças pessoais se disseminou com a ajuda da internet e das redes sociais

[Por Fabio Sasaki]

Em uma época em que as crenças importam mais do que a realidade, a disseminação de notícias falsas ganha terreno, impulsionada pela internet e pela polarização política.

O tema esquentou desde o ano passado e tem grandes chances de cair no vestibular!

Neste resumo sobre a pós-verdade, perguntas interessantes recebem suas respostas.

 

O que é Pós-Verdade? 

Segundo o dicionário Oxford, a pós-verdade se refere “a circunstâncias nas quais os fatos objetivos têm menos influência em moldar a opinião pública do que apelos à emoção e a crenças pessoais”.

 

Quais eventos ajudaram a popularizar o termo? 

A eleição de Donald Trump nos Estados Unidos e o Brexit foram influenciados pela divulgação de notícias falsas. Muitos eleitores não ligavam para a veracidade das informações, desde que concordassem com elas.

 

Como as notícias falsas são disseminadas? 

Elas ganham maior repercussão devido à internet. Pelas redes sociais, um boato ou uma mentira podem ser replicados para milhares de pessoas, de forma rápida e em tempo real.

 

O que o Facebook tem a ver com a pós-verdade? 

No Facebook os conteúdos mais curtidos e compartilhados têm maior chance de disseminação, não importando se é uma notícia real ou uma informação falsa.

 

O que são bolhas virtuais? 

Quando as pessoas compartilham apenas informações que confirmam suas crenças, elas se isolam em um ambiente restrito (as bolhas virtuais), sem contato com pessoas que pensam diferente delas.

 

Como o Facebook estimula a formação de bolhas virtuais? 

Por meio do histórico de navegação, o feed de notícias do Facebook traz mais informações que combinam com seu ponto de vista e reforçam suas crenças, reduzindo o alcance de ideias divergentes.

 

Como a polarização ideológica estimula a pós-verdade? 

Um quadro de radicalização política ajuda a difundir notícias falsas. Para disseminar sua visão de mundo, muitas pessoas compartilham informações sem se preocupar com a veracidade ou checar a fonte.

 

Questão 1

Sobre a Era da Pós-Verdade, assinale a alternativa ERRADA.

a) Refere-se ao período atual, no qual as opiniões valem mais do que as informações.

b) Ganha força e movimento graças às mídias sociais, que repercutem informações falsas para chancelar convicções pessoais.

c) Tem a ver com o atual período de polarização ideológica, no qual as notícias (muitas delas falsas) são tratadas de maneira superficial e irreflexiva.

d) Trata-se de um período em que as emoções e crenças pessoais valem mais do que a veracidade e as abordagens críticas.

e) Época em que a imprensa massiva e hegemônica impõe valores e ideologias por meio de notícias que divulgam verdades subliminares em manchetes com feições aparentemente falsas.

 

Questão 2

Sobre fake news e bolhas virtuais, assinale a alternativa correta.

a) São dois fenômenos relacionados e criam corpo e movimento graças às redes sociais (sobretudo o Facebook).

b) As fake news contribuem para a pós-verdade, uma vez que têm o poder de manipular opiniões por meio de notícias falsas e de fácil assimilação.

c) Por meio das bolhas virtuais, as pessoas tendem a se isolar em pequenos grupos dentro dos quais as mesmas ideias e pontos de vista são repercutidos reiteradamente.

d) As fake news ganharam destaque no debate público em razão do Brexit e da eleição de Trump, acontecimentos nos quais as pessoas preocupavam-se mais em reforçar as próprias convicções do que em analisar os fenômenos de maneira crítica e aprofundada.

e) São dois fenômenos distintos, uma vez que as bolhas virtuais ocorrem nas redes sociais e as fake news são divulgadas exclusivamente pela mídia impressa e pelas redes de TV.

 

Questão 3

Relacione os conteúdos das charges 1 e 2, acima, com as informações e análises do texto e assinale a alternativa errada.

 

a) As duas charges, em parte, tratam do mesmo fenômeno analisado pelo texto: as fake news.

b) A charge 1 aproxima-se do conteúdo do texto ao enfatizar o papel da internet na disseminação de notícias falsas.

c) O texto, em parte, distancia da charge 2. Isso porque o primeiro enfatiza o papel da internet na disseminação de notícias falsas, enquanto que a segunda dá destaque ao papel da mídia impressa na divulgação de tais notícias.

d) O texto faz menção à criação de bolhas virtuais; as charges praticamente não tratam desse assunto.

e) As charges não estabelecem relação com as análises do texto, pois se referem à crise da instituição familiar, enquanto que o texto trata das fake news e da Era da Pós-Verdade.

 

Autor: Eduardo Gramani Hipolide

 

 

 

 

 

Aulas Particulares de Calculo, Física e Matemática”

(11) 97226-5689  Cel/WhatsApp

(11) 2243-7160  Fixo

email: fabio.ayreon@gmail.com