Site voltado à divulgação científica, aulas e atualidades
Site voltado à divulgação científica, aulas e atualidades

Atualidades XVIb (2018) – Zuzu Angel e Marielle – Possíveis Paralelos

Zuzu Angel a mãe que lutou contra a ditadura.

 

 Introdução 

Agora que você já conhece a história de Marielle, proponho uma comparação reflexiva com outra mulher que foi morta em uma mais do que provável execução: Zuzu Angel. Abaixo, uma pequena biografia da estilista que ficou famosa por enfrentar o governo militar e seus agentes. As comparações são pertinentes? Até que ponto? Analise o paralelo possível por meio da atividade única que vem após o texto.

Só uma coisa: é impossível realizar esta atividade sem ter feito a atividade – Marielle Franco e a Questão da Segurança Pública.

 

(Texto único – site infoescola; https://www.infoescola.com/biografias/zuzu-angel/

Zuzu Angel foi uma estilista brasileira de renome internacional, que ficou conhecida na década de 1970, época em que a moda brasileira seguia a tendência europeia. Seu filho, Stuart Angel Jones, foi torturado, morto e teve o cadáver ocultado pelos órgãos de repressão, por ser um integrante do Movimento Revolucionário 8 de Outubro (MR-8), grupo de resistência armada à ditadura militar. De sua dor, Zuzu Angel tirou forças para denunciar a barbárie que ocorria no país, inclusive internacionalmente.

[…]

Edição de 1986 da Revista Manchete – 10 anos da morte de Zuzu Angel.

Além de ter sido importante para a moda brasileira, Zuzu Angel é um exemplo de força e coragem. Seu drama começou em 1971, quando seu filho Stuart Angel Jones, então com 26 anos, desapareceu. Por meio de uma carta anônima, Zuzu foi informada que seu filho havia sido sequestrado, torturado e morto pelos órgãos de repressão. Stuart não forneceu as informações que os torturadores desejavam, então foi morto ao ser arrastado por um jipe, amarrado ao cano de escape do veículo, asfixiado pela fumaça do óleo diesel. Seu corpo não foi encontrado.

Corajosa, não se calou e denunciou o crime, inclusive à imprensa do exterior; além disso, entregou uma carta-denúncia ao Secretário de Estado de Governo dos Estados Unidos, Henry Kissinger. Outra estratégia utilizada por Zuzu foi o desfile-denúncia, realizado no Brasil e nos Estados Unidos, no qual utilizou figuras de meninos presos, crucifixos, tanques, jipes e anjos amordaçados. Sofreu ameaças, foi perseguida e intimidada.

Temendo que as ameaças se concretizassem, escreveu cartas nas quais registrou que se aparecesse morta, ainda que parecesse acidente, seria na verdade assassinato. Em 14 de abril de 1976, morreu ao sofrer um “acidente” na saída de um Túnel no Rio de Janeiro.

 

[abaixo, um dos trabalhos de Zuzu Angel utilizados no desfile-denúncia realizado também nos Estados-Unidos]

 

 

Questão 1

Compare a biografia de Zuzu Angel com o caso Marielle e assinale a alternativa ERRADA.

a) Assim como Marielle, Zuzu Angel foi morta numa das ruas do Rio de Janeiro. Se Marielle levou tiros, Zuzu sofreu um suposto acidente. Ambas as mortes são encaradas como execuções, em razão dos respectivos posicionamentos e ações das duas mulheres e das circunstâncias em que as mortes ocorreram

b) Zuzu, ainda em vida, deu visibilidade internacional à repressão existente no País por meio de sua intervenção junto ao governo norte-americano e em razão de um desfile-denúncia realizado também nos Estados Unidos; o caso Marielle, por sua vez, ganhou

projeção nacional em função das mobilizações de ativistas ou simpatizantes que tomaram as ruas e as redes sociais com suas denúncias.

c) Se Zuzu lutava contra as torturas e repressões políticas (que atingiam principalmente jovens militantes da classe média), Marielle levantava a bandeira da luta de segmentos pobres e marginalizados contra as ações discricionárias das forças de segurança no Rio.

d) O que moveu Zuzu a fazer suas denúncias contra a repressão durante a ditadura foi – não só, mas principalmente – a morte de seu filho (um militante da esquerda da época que participava do MR-8); Marielle, por sua vez, viu-se no dever de lutar pelas causas sociais em razão de sua proximidade com as comunidades periféricas – sendo ela própria uma antiga moradora de uma favela carioca.

e) Tanto o assassinato de Marielle quanto o suposto acidente de Zuzu ocorreram em contextos ditatoriais. Isso porque a intervenção militar no Rio é um evidente mecanismo de subordinação do governo civil à gestão militar e transcorre em um ambiente de total restrição institucional das liberdades sociais e individuais.


Autor: Eduardo Gramani Hipolide

Neste blog, o Professor Eduardo traz à baila assuntos com alta probabilidade de cair nos ENEM, principais vestibulares e concursos públicos, sendo que, desde 2014, vem esmiuçando as tendências dos principais meios de notícia impressa para trazer, “de mão beijada” as questões de atualidades dos próximos certames, bem como possíveis temas de redação.

 

 

Aulas Particulares de Calculo, Física e Matemática”

(11) 97226-5689  Cel/WhatsApp

(11) 2243-7160  Fixo

email: fabio.ayreon@gmail.com