Resposta:
Uma maneira de abordar o problema é considerar a visão de cima. Veremos que o copo como um circulo. Dentro estão as bordas circulares para as duas esferas de cima, que se tangenciam e tangenciam o copo. As duas esferas do fundo estão rotacionadas em 90 graus em relação às duas de cima – assim, os dois círculos são tangentes entre si e ao copo.
O diametro de cada esfera é , então cada raio vale . Nos podemos encontrar a distancia horizontal entre os centros das esferas do topo e do fundo do copo que é , já que cada lado do triângulo retângulo formado mede .
Nos podemos considerar um triângulo retângulos com as seguintes características.
Seja a hipotenusa o seguimento de reta conectando os centros das esferas superior e inferior. Essa hipotenusa terá um comprimento de , pois os círculos são tangentes entre si.
Um dos catetos do triângulo retângulo é a medida horizontal, , que já calculamos.
O outro cateto será dado a distância vertical, entre os centros das esferas superior e inferior. Como este triângulo retângulo é isósceles, então a distância vertical também será .
Agora podemos resolver a altura do topo da esfera superior. Ela será dada pelo comprimento de dois raios mais a distância vertical entre os centros, que é Então distância vertical será dada por .
Para calcular o volume de água necessário para cobrir as esferas superiores vamos considerar o volume do cilindro que alcança as esferas superiores, e então subtrair o volume das quatro esferas dadas.
O cilindro tem volume
sendo que e .
Cada esfera tem um volume
sendo .
Então, o volume da água será
Autor: Prof. Fábio Matos
“Aulas Particulares de Calculo, Física e Matemática”
(11) 97226-5689 Cel/WhatsApp
(11) 2243-7160 Fixo
email: fabio.ayreon@gmail.com