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Dicas valiosas para os alunos que irão prestar a prova para o ENEM

Os pais tem papel importante neste hora: não devem pressionar os estudantes por resultados e sim apoiá-los.

 

Fonte: https://carleton.ca/ses/3177-2/

O importante é controlar a ansiedade. Pode parecer clichê tal dica, mas estar concentrado durante a avaliação e controlar o nervosismo pode garantir bom desempenho ao estudante.

“ Os alunos terão que continuar estudando para o Enem (https://enem.inep.gov.br/) , tem que estar concentrados e focados. Mas essa concentração não pode ser algo que vai consumir todas as energias do candidato.Terão que continuar com o seu cotidiano, tem que estudar, mas tem que dormir bem, se alimentar bem e se divertir também. Ficar focado não significa que ele deve abrir mão de tudo que faz normalmente”.

A figura dos pais é importante neste momento, em especial no controle da ansiedade pré prova. Apesar de ser um momento importante, os pais não devem pressionar os estudantes por bons resultados. “Os pais têm que entender que a pressão não ajuda. O que ajuda é eles estarem com seus filhos, e isso significa estar acompanhando, estar atento, conversar e, em determinados momentos, permitir que os jovens possam extravasar seu nervosismo, mas sem achar que uma bronca, uma exigência vai ajudar, pelo contrário”.

 

Veja algumas dicas valiosas

Para evitar que a pressão se torne inimiga antes do exame, devem fazer uma revisão do conteúdo e não de estudos aprofundados. “Um estudo aprofundado, neste momento, pode trazer mais ansiedade”.

Distrair-se também é uma boa estratégia, oriento aos estudantes que façam atividades de lazer, como ir ao cinema, passear com os amigos, evitando atividades arriscadas. “Não vai jogar futebol se você não tem esse hábito, até porque tem o risco de acidente”.

Impor atividades pode ser prejudicial neste momento, logo, a dica é que cada candidato procure desenvolver suas próprias estratégias de controle da ansiedade.  “O aluno tem que ter consciência do que é melhor para ele, pois não existe uma regra para todos. Tem pessoas que se concentram até mascando chicletes, por exemplo, mas para outros, isso vai desconcentrar”.

Outra dica para evitar a ansiedade no dia da prova do Enem é conhecer com antecedência o local, ir até lá dias antes, com o mesmo transporte que vai usar na data do exame para calcular o tempo que vai precisar de deslocamento. “O atraso é uma questão muito séria, não há tolerância”.

O estresse é uma das reações mais comuns para os estudantes que irão fazer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As pressões externa, emocional ou física são monstros enfrentados para que irá prestar a prova que é o passaporte para a universidade.

A pressão dos pais pode ser um dos grandes vilões na reta final dos estudos, para aqueles que estão em busca de uma vaga na universidade. “Os estudantes enfrentam exigência de se fazer a escolha profissional muito cedo, existe pressão dos pais, do cursinho, além da competição. Outro fato importante são os questionamentos comuns de que grupo ele irá pertencer”.

Os estudantes têm três fases no dia da prova. “A prova tem três momentos: antes, durante e depois da prova. São nesses momentos que os alunos acabam falhando. O antes: porque tem uma crença antecipatória de fracasso. Durante: porque pega as questões mais difíceis e não consegue sair daquele ciclo que vai se retroalimentando de forma negativa. Depois: quando acabam tendo uma situação de esquivo e fuga durante a avaliação”.

Não deve ficar ansioso por causa da escolha. Não deve deixar, inclusive, que familiares, os pais, amigos e até a mídia, influenciem na escolha. A escolha certa evita o fracasso e a evasão escolar. “É sempre bom pensar na escolha como uma perspectiva e não como o fim, porque a gente pensa que a escolha é um começo. Até o momento da nossa velhice, a gente tem que fazer várias escolhas sobre o que fazer na aposentadoria, sobre carreira e outras escolhas que aparecem ao logo de nossas vidas”.

 

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Fonte: www.brain-plus-iq.info/exercises-for-the-brain/

Exercício mental antes da prova

“Visualizar em perspectiva como o aluno se vê no dia da prova. Para evitar o famoso branco, é bom que o aluno se imagine naquele momento da prova, como ele se projeta para a sala. Exemplo: imaginar fazendo uma prova tranquila tendo seus recursos ao lado, como água e chocolate, se auto afirmando como uma pessoa que estudou e é capaz.”

 

 

 

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Fonte: www.book-clipart.com/free_book_clipart/

Influências externas 

“Chegar 10 minutos antes da prova, porque pode ser uma variável que pode influenciar, uma vez que ao chegar cedo pode encontrar amigos ansiosos e o aluno acaba absorvendo esse contexto. Então ele deve criar uma situação favorável para si”.

 

 

 

 

 

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Fonte: www.theodysseyonline.com/8-tricks-calm-anxiety

Relaxamento

“Utilizar técnicas de relaxamento, como a respiração, ajuda na autoregulação. Se respirar com ansiedade o organismo entende como sendo um momento de ameaça, por isso é importante que o estudante se mantenha calmo e respire com tranquilidade.”

 

 

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Fonte: www.123rf.com

 

Alimentos

“Um dia antes deve se evitar alimentos e bebidas estimulantes, como a cafeína, pois são alimentos que influenciam no organismo.”

 

 

 

Depois da prova

“Criar uma situação, trabalhar a questão da perspectiva de como o aluno se viu depois da avaliação e não se imaginar de forma negativa. Tentar aproveitar o momento e durante o dia do resultado se vê também na perspectiva de um momento positivo.”

Afinal o jovem deve pensar que ali é só o inicio de um longo percurso em sua vida. E não é a única chance e sim um aprendizado.

Então boa sorte, calma, foco e sempre confiança em você sabendo que ali você deu o seu melhor não importando o resultado.

Afinal você já é um vencedor por estar ali.

 

Autora: Gizele Paiva Sampaio

Diretora, Coordenadora Pedagógica, Proprietária de Escola de Educação Infantil por mais de 10 anos e Professora Universitária.

Trabalha com o desenvolvimento de projetos na educação infantil relacionados a Contação de História, Artes e Ciências.

Tem por atribuições dar orientação  pedagógica ao pais e professoras.

 

 

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