OBJETIVA 2016 – Agente administrativo auxiliar – Prefeitura de Terra de Areia – RS
Considerando-se as raízes das equações do
grau, numerar a
coluna de acordo com a
e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(1) ambas as raízes são positivas e possuem valores diferentes.
(2) ambas as raízes são negativas e possuem valores diferentes.
(3) ambas as raízes possuem o mesmo valor.
(4) as raízes possuem valores diferentes e apenas uma delas é positiva.
( ) ![]()
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a) 1 – 2 – 3.
b) 3 – 4 – 1.
c) 4 – 3 – 2.
d) 4 – 2 – 1.
e) 3 – 1 – 4.
Solução:
Lembrando-se que uma equação do 2o. grau,
, pode ser escrita em termos das soma
e do produto
de suas raízes
, ou seja,
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sendo que
![Rendered by QuickLaTeX.com \[ \left \{ \begin{array}{l} S = x_{1} + x_{2}= -\frac{b}{a}; \\ \\ P = x_{1} \cdot x_{2} = \frac{c}{a}. \end{array} \]](https://matematicaeafins.com.br/wp-content/ql-cache/quicklatex.com-de292906dc003d4f075f5d5aa6c05e85_l3.png)
Esta estratégia é muito interessante além de ser prática, pois permite que os valores das raízes sejam extraídas a partir de um simples que cálculo mental no qual a partir dos coeficientes
,
e
toma-se os valores das raízes fazendo-se o uso das soma e produto.
Voltando à resolução do problema,
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Gabarito: D.
Autor: Prof. Fábio Matos
“Aulas Particulares de Calculo, Física e Matemática”
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