Site voltado à divulgação científica, aulas e atualidades
Site voltado à divulgação científica, aulas e atualidades

Atualidades I (2018) – Brexit e União Européia

 Texto 1 – O que é a União Europeia

Extraído do site Infoescola

https://www.infoescola.com/geografia/uniao-europeia/

A União Europeia (UE) é um bloco econômico criado em 1992 para estabelecer uma cooperação econômica e política entre os países europeus. É um dos exemplos de blocos mais avançados, apresentando uma integração econômica, social e política, moeda comum, livre circulação de pessoas e funcionamento de um Parlamento Europeu formado por deputados dos países membros e eleitos pelos cidadãos.

Bandeira Européia

Atualmente são 28 países membros: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Romênia e Suécia. O Reino Unido, por meio de um plebiscito em junho de 2016, decretou a saída do bloco econômico. Porém, o desembarque do país ainda não foi oficializado.

A organização que foi essencial para a integração da Europa e a criação da União Europeia foi a Comunidade Econômica Europeia (CEE), também conhecida como Mercado Comum Europeu (MCE). A CEE foi criada em 1957 e foi formada nessa época apenas por Alemanha, Bélgica, França, Itália, Luxemburgo e Países Baixos. Esta organização também era chamada de “Europa dos 6”.

[…]

A proposta da CEE foi incentivar a cooperação econômica entre seus membros, que passam a estabelecer uma relação de mercado comum. A partir da década de 1970, outros países integraram a CEE – Inglaterra (ingressa em 1975), Grécia, Espanha, Dinamarca, Irlanda e Portugal. […]

A criação da União Europeia propriamente dita veio apenas em 1992, na cidade de Maastricht na Holanda, quando os países da CEE se reuniram e assinaram o chamado Tratado de Maastricht. Este tratado, que entrou em vigor apenas em 1993, propôs uma integração e cooperação econômica, buscando harmonizar os preços e as taxas de importação.

Em 1999 foi projetada na UE a criação de um banco central e da moeda única, o Euro. Esta nova moeda foi capaz de gerar profundas mudanças no cenário geopolítico e pode dar condições de fortalecer a economia e influência da UE para competir com o dólar norte-americano.

[…]

Importante: a cidade de Bruxelas (Bélgica) é a sede da União Europeia. É lá que estão estabelecidas as principais instituições do bloco.

 

Questão 1 

Sobre a União Europeia, escolha a alternativa ERRADA.

a) Bloco econômico que reúne atualmente 28 países do continente europeu.

b) Teve suas origens no contexto da Guerra Fria, quando os antigos membros da Benelux (Bélgica, Países Baixos e Luxemburgo) uniram-se à Alemanha, à Itália e à França, formando a Comunidade Econômica Europeia.

c) É considerado um dos mais avançados blocos econômicos porque, além de estabelecer acordos aduaneiros entre os países membros, possui também um Parlamento (situado em Bruxelas) e uma moeda única (o Euro).

d) Consolidou-se, de fato, após o Tratado de Maastricht (1992), que propôs uma maior integração econômica entre os países membros.

e) Por ser um bloco que possui suas origens durante a Guerra Fria, ainda hoje ele reproduz a antiga divisão entre Leste e Oeste, mantendo os antigos países socialistas de fora.

 

Texto 2 – 8 razões pelas quais os britânicos votaram pela saída da União Europeia 

publicado originalmente no site da BBC de Londres; tradução do site G1 – Dia 24 de junho de 2016

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2016/06/8-razoes-pelas-quais-os-britanicos-votaram-pela-saida-da-uniao-europeia.html

 

Promessas econômicas, medo da imigração e outros aspectos se juntaram a histórico turbulento do casamento entre Reino Unido e bloco.

 

Da BBC 

A saída da União Europeia venceu por uma margem apertada – 51.9% a 48,1% – no plebiscito realizado nesta quinta-feira no Reino Unido, o que mostra uma grande divisão no país.

Confira abaixo alguns dos fatores que determinaram o veredito dos britânicos, que deve ter consequências profundas no mundo.

1. O peso (ou não) da economia 

O público britânico foi bombardeado de alertas sobre como ficaria mais pobre caso escolhesse sair da União Europeia. Mas isso parece não ter convencido muito.

Especialistas do FMI (Fundo Monetário Internacional), da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) e de várias outras organizações se pronunciaram afirmando que o crescimento econômico seria prejudicado, o desemprego aumentaria, o valor da libra cairia e as empresas britânicas ficariam em uma espécie de terra de ninguém fora do bloco.

[…]

Mas o fato de o público ter descartado tão rapidamente as opiniões de especialistas indica algo que supera a simples revolta contra o sistema. Sugere que muitos se sentiram fora do alcance dos benefícios econômicos dos mais de 40 anos de permanência no bloco.

2. Promessa de dinheiro para a saúde 

A declaração de que a saída do bloco iria liberar até 350 milhões de libras (mais de R$ 1,7 bilhão) a mais por semana para aplicar na saúde pública é o tipo de frase política dos sonhos para qualquer marqueteiro: fácil de entender e atraente para todas as idades e correntes políticas.

Por isso os partidários da saída da UE a usaram tanto em sua campanha.

E o fato de que a promessa não resiste à análise – o número foi questionado por autoridades do governo e descrito como potencialmente enganador pela Autoridade de Estatísticas britânica – não reduziu sua força.

3. Imigração 

A campanha pela saída do bloco transformou a questão da imigração em seu trunfo, principalmente ao englobar assuntos como identidade nacional e cultural, o que tinha apelo entre os eleitores de baixa renda.

O resultado sugeriu que o medo da imigração, o impacto dela na sociedade e o temor do que pode acontecer nos próximos 20 anos eram mais amplos e profundos do que se suspeitava.

[…]

4. O primeiro-ministro 

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, pode ter saído vitorioso de uma eleição geral e dois referendos nos últimos dez anos, mas sua popularidade parece ter chegado ao fim.

Ao se colocar no centro e à frente da campanha pela permanência na UE, e qualificando a decisão como uma questão de confiança, ele colocou em jogo seu futuro político e reputação pessoal.

[…]

Sem conseguir convencer os conservadores mais céticos de seu partido, Cameron também não conseguiu o apoio dos trabalhistas e muito menos dos indecisos.

Com o fracasso, o primeiro-ministro anunciou que renunciará ao cargo em outubro.

5. Os trabalhistas 

A campanha pela permanência precisava dos eleitores trabalhistas, e o fato de que eles não participaram tanto quanto esperado ainda vai ser motivo de muita discussão entre os integrantes da oposição ao governo conservador.

O Partido Trabalhista – que tinha 90% de seus parlamentares a favor de ficar na UE – julgou muito mal o comportamento de seus partidários e, quando percebeu que havia algo errado, não conseguiu fazer muita coisa para mudar isso.

[…]

7. Eleitores mais velhos 

Nas próximas semanas os especialistas poderão debater detalhes do comparecimento do eleitorado. Uma das conclusões já previstas: os mais velhos aprovaram em peso a saída da União Europeia.

É fato: quanto mais velho é o eleitor, maior é o esforço para ir votar […]

8. Relacionamento difícil 

O casamento entre Reino Unido e Europa nunca foi fácil.

Foram necessários anos para os britânicos se juntarem à Comunidade Europeia, em 1975. E muitos apoiaram a entrada de má vontade, ou apenas por razões econômicas superficiais.

Essa ambivalência se transformou em hostilidade: foram décadas de ceticismo de políticos e de grande parte da imprensa britânica em relação à União Europeia.

[…]

Parece claro que o resultado não é só uma decisão de cunho político, mas também uma declaração de identidade nacional.

 

Questão 2 

Sobre as razões do “brexit”, assinale a alternativa ERRADA.

a) O medo que boa parte da população britânica possui em relação à imigração e às ingerências vistas como externas, o que faz com que o resultado do plebiscito seja, também, uma declaração de identidade nacional.

b) A dificuldade que os favoráveis à permanência no bloco encontraram para convencer a população sobre as possíveis vantagens econômicas de continuar no bloco.

c) O comparecimento em massa da população mais jovem – que mais sofre com o desemprego – no plebiscito de junho de 2016. Ao contrário dos mais velhos, mais favoráveis à permanência no bloco, os mais jovens sentem na pele as dificuldades atuais e, por isso, colocam-se mais claramente contra a permanência na União Europeia.

d) Promessas de melhoria na saúde caso o Reino Unido desembarcasse da União Europeia.

e) O ceticismo histórico na Inglaterra em relação à União Europeia, o que contribui para aumentar a sensação (falsa ou não) de que os benefícios da permanência no bloco são mais ilusórios do que reais.

 

texto 3 – folha de são Paulo, dia 2 de janeiro de 2018)

Condições do ‘brexit’ viram obsessão nacional no Reino Unido

http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2018/01/1947431-condicoes-do-brexit-viram-obsessao-nacional-no-reino-unido.shtml

 

Na entrada da uma das maiores livrarias de Londres, na região de Piccadilly, os best-sellers que iriam virar presente de Natal disputavam espaço com mais de uma dezena de obras que tentam explicar um tema mais sério, espinhoso e bem menos divertido, mas que prende a atenção dos britânicos como nenhum outro: o “brexit”.

O plebiscito que definiu que o Reino Unido sairia da União Europeia aconteceu em junho de 2016, mas o divórcio político e econômico se consolidou como tema mais importante para os britânicos ao longo de 2017, ano de negociações com o bloco europeu, e virou uma obsessão nacional.

O “divórcio” monopoliza atenções e deixa britânicos em compasso de espera. Um ano e meio depois da votação, o Reino Unido continua com indefinições não só em relação à separação em si, mas sobre toda a realidade futura do país. Enquanto isso, inflação, problemas econômicos, investimentos, políticas contra o aumento da violência e da desigualdade, tudo parece esperar uma resolução.

“O ‘brexit’ consumiu a política britânica”, afirmou à Folha Tim Oliver, pesquisador da Universidade Europeia em Florença, do think tank LSE Ideas e da consultoria Brexit Analytics.

“A política britânica está obcecada com esse tema. O resto da União Europeia conseguiu isolar o ‘brexit’ como uma questão secundária, mas, para o Reino Unido, esse é o único assunto. Ele afeta muito a vida britânica e se consolida como algo que define o que o Reino Unido quer ser no futuro”, disse.

Em sua avaliação, o problema é que o país não está debatendo o próprio futuro e pensa apenas nas disputas em torno do elo entre Londres e UE. “Isso é importante, mas até que o Reino Unido tenha uma ideia de que país quer ser —aberto ou fechado, com livre mercado ou protecionista, com poder centralizado ou não—, o novo relacionamento é uma distração.”

O assunto domina tanto a atenção dos britânicos que, em pouco mais de um ano, mais de 40 livros sobre o “brexit” foram escritos —e o próprio Oliver, autor de uma das obras, desenvolveu uma “bibliografia” listando 47 títulos sobre a saída britânica da União Europeia.

Na academia, o tema também predomina, com centros voltados a pesquisas sobre o impacto da decisão de 2016 —isso apesar de a opinião de acadêmicos sobre o “brexit” ter sido motivo de polêmica e tentativa de censura por parte do governo.

[…]

“‘Brexit’ é o tema mais importante e controverso da política britânica moderna. É um ponto de mudança que pode transformar profundamente o Reino Unido”, afirmou Tim Oliver.

 

CRONOLOGIA DO BREXIT 

Processo já dura 2 anos

 

17.dez.2015

Ato real autoriza a realização de um plebiscito para decidir sobre a permanência do Reino Unido na União Europeia

 

22.fev.2016

O então primeiro-ministro, David Cameron, anuncia a convocação da consulta popular

 

23.jun.2016

Data de realização do plebiscito. Para surpresa da opinião pública, maioria dos eleitores vota pela saída britânica do bloco europeu. “Brexit” vence com 51,9% dos votos, contra 48,1% dos contrários à separação

 

24.jun.2016

David Cameron anuncia que vai renunciar ao cargo

 

13.jul.2016

A conservadora Theresa May, até então secretária do Interior, torna-se a nova chefe de governo do Reino Unido, a segunda mulher a ocupar o cargo (depois de Margaret Thatcher)

 

17.jan.2017

Em discurso, May revela o plano do governo para a saída do bloco comercial e define as prioridades do Reino Unido na negociação do “brexit”

 

2.fev.2017

Governo britânico publica o White Paper, fixando formalmente a estratégia para o desligamento britânico

 

16.mar.2017

Saída da União Europeia recebe autorização real

 

29.mar.2017

Theresa May aciona o Artigo 50 do Tratado de Lisboa, formalizando o pedido de afastamento britânico do bloco

 

18.abr.2017

A premiê convoca eleições gerais no Reino Unido para junho

 

8.jun.2017

O partido conservador da primeira-ministra vence a eleição legislativa, mas vê sua maioria no Parlamento se esvair, o que o força a buscar uma coalizão para governar

 

19.jun.2017

Tem início a primeira rodada de negociações do “brexit” entre o Reino Unido e a União Europeia

 

13.jul.2017

Governo divulga a proposta da chamada “Repeal Bill”, a lei de revogação da relação com a União Europeia, marcando o início da discussão da legislação necessária para o “brexit”

 

19-20.out.2017

Reunião do Conselho Europeu avalia progressos da primeira fase de tratativas sobre o “brexit”

 

13.dez.2017

Em derrota do governo, o Parlamento britânico aprova uma emenda (curiosamente, apresentada por um correligionário de May) que permite aos legisladores vetar o acordo final do “brexit”. Líder da oposição, o trabalhista Jeremy Corbyn classificou o revés como “humilhante perda de autoridade do governo”

 

15.dez.2017

Líderes da União Europeia autorizam formalmente a abertura da segunda fase de negociações da saída do Reino Unido do bloco. Na próxima etapa, serão discutidos o período de transição para a separação e as relações comerciais entre Londres e Bruxelas pós-“brexit”

 

FUTURO 

Segundo semestre de 2018

Data em que o negociador-chefe da União Europeia espera ter finalizado as tratativas do “brexit”

 

Fim de 2018

Ambas as casas do Parlamento britânico votam para decidir se aceitam os termos do acordo do “brexit”

 

Fim de 2018

Parlamento Europeu vota para decidir se aceita ou não o acordo do “brexit”

 

29.mar.2019

Data para a formalização da saída britânica

 

Questão 3

Relacione as análises feitas na reportagem acima (texto 3) com as informações da cronologia que vem na sequência e assinale a alternativa correta.

a) O “brexit” segue como assunto mais importante nas discussões dentro do Reino Unido e no âmbito da própria União Europeia.

b) A reportagem mostra que, apesar da obsessão inglesa com o “brexit”, o governo britânico vem equacionando alguns de seus maiores problemas por meio de programas sociais e projetos de infraestrutura fundamentais para o desenvolvimento econômico do país.

c) Analisando a cronologia do “brexit”, notamos que o governo conservador de Theresa May encontra dificuldades em levar adiante o processo de desembarque da União Europeia, proposta que conseguiu uma estreita maioria no plebiscito realizado em junho de 2016.

d) Após 2 anos de discussões, o desembarque da União Europeia foi efetivado em dezembro de 2017, após uma acirrada votação no Parlamento inglês.

e) As discussões em torno do “brexit” mostram que a primeira-ministra Theresa May possui uma maioria absoluta no Parlamento inglês e conta com o apoio irrestrito dos membros de seu partido (o Conservador) na resolução da questão.

 

Charge 1 – FINALMENTE LIVRES. Quem vamos culpar pelos nossos problemas agora?                                               https://www.politico.eu/interactive/brexit-eu-referendum-leave-david-cameron-boris-johnson-nigel-farage-ukip-cartoons/

 

charge 2 – Abandonem o Barco                                                                                                                           https://grrrgraphics.wordpress.com/2016/06/11/abandon-ship-brexit-great-britains-escape-ben-garrison-cartoon/

 

Questão 4

Relacione as informações do texto 3 com os conteúdos das charge 1 e 2 e assinale a alternativa correta.

a) Enquanto a reportagem se refere aos problemas internos enfrentados pelo Reino Unido, a charge 2 dá destaque aos problemas enfrentados pelo bloco econômico, mostrando que o desembarque foi uma maneira que os ingleses encontraram de se desvencilhar do bloco diante de sua ruína.

b) Os conteúdos das duas charges estão de acordo entre si, mas nenhuma relação estabelecem com as questões tratadas na reportagem.

c) O conteúdo da charge 1 aproxima-se bastante das discussões da reportagem, uma vez que ambas (reportagem e charge 1) sugerem a necessidade do Reino Unido resolver os seus problemas internos, independente das questões em torno da União Europeia.

d) A charge 2 dá destaque ao papel isolacionista que o Reino Unido vem adotando em relação aos problemas europeus, enquanto que a charge 1, assim como a reportagem, critica as ingerências do bloco econômico nas políticas econômicas britânicas.

e) Alternativas a e c conjugadas.

 

 

Autor: Eduardo Gramani Hipolide

Neste blog, o Professor Eduardo traz à baila assuntos com alta probabilidade de cair nos ENEM, principais vestibulares e concursos públicos, sendo que, desde 2014, vem esmiuçando as tendências dos principais meios de notícia impressa para trazer, “de mão beijada” as questões de atualidades dos próximos certames, bem como possíveis temas de redação.

 

 

Aulas Particulares de Calculo, Física e Matemática”

(11) 97226-5689  Cel/WhatsApp

(11) 2243-7160  Fixo

email: fabio.ayreon@gmail.com